no ,

São Paulo participa da Semana Restaurativa 2020

De 15 a 21/11 a Justiça Restaurativa é celebrada.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de seu Grupo Gestor da Justiça Restaurativa, ligado à Coordenadoria da Infância e Juventude, e dos Núcleos de Justiça Restaurativa das comarcas, integra esse movimento mundial. (Foto extraída da Internet)
Em todo o mundo é comemorada na terceira semana de novembro a Semana Restaurativa, criada para divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa. Há quatro anos, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de seu Grupo Gestor da Justiça Restaurativa, ligado à Coordenadoria da Infância e Juventude, e dos Núcleos de Justiça Restaurativa das comarcas, integra esse movimento mundial.
Neste ano, o Grupo Gestor e outros parceiros organizaram a Semana Restaurativa 2020, em âmbito nacional, que contará com ações restaurativas em localidades de todo o Brasil. Confira o site oficial
Em São Paulo, diversos Núcleos de Justiça Restaurativa das comarcas participarão com palestras, encontros, oficinas e outras atividades. Como muitos dos eventos serão realizados de forma virtual, pessoas de qualquer localidade podem participar. A equipe do Serviço de Justiça Restaurativa do TJSP compilou a programação da Semana em todo o estado. No documento constam temas dos eventos, locais, se são abertos ou direcionados a público específico e como participar.
A Justiça Restaurativa (JR) é um conjunto de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias voltados à conscientização dos fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores do conflito e da violência, contando com métodos autocompositivos, dialógicos e inclusivos destinados à solução de conflitos. Com a ajuda de facilitadores, são realizados os chamados processos circulares, com a participação do ofensor, da vítima, de suas famílias e demais envolvidos no fato, bem como representantes da comunidade atingida. Os facilitadores são capacitados em técnicas próprias da JR e o objetivo é a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, a responsabilização ativa daqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a ocorrência do dano e o empoderamento da comunidade.
Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

TJSP promove posse administrativa dos desembargadores Cesar Augusto Andrade de Castro e Carmen Lucia da Silva

OAB 90 anos: a atuação judicial da Ordem dos Advogados do Brasil na perspectiva do STJ