no

Portal da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo será lançado nesta segunda-feira (10)

Evento será transmitido ao vivo pelo YouTube.

No próximo dia 10, segunda-feira, data em que é comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário, a Corte paulista lançará o Portal Memória – Tribunal de Justiça de São Paulo, com informações, links e materiais relevantes para a preservação e consulta da história de quase 150 anos da Corte Bandeirante. A cerimônia virtual será às 15h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJSP no YouTube e participação do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.
O portal reunirá conteúdo sobre o Museu do TJSP, o projeto Agenda 150 Anos, o Palácio da Justiça e muitos outros. No dia também será lançada a exposição virtual Luiz Gama e o Judiciário paulista no século XIX e o projeto de consulta interativa Memória da Magistratura. A exposição apresentará o conteúdo resumido de três processos ingressados pelo jornalista, poeta, escritor e abolicionista no antigo Tribunal de Relação de São Paulo. São documentos históricos que retratam o Judiciário da época e como Gama utilizou a Justiça para obter a liberdade de escravos.
Por meio de painéis on-line interativos, o Projeto Memória da Magistratura, criado para comemorar o centenário do primeiro concurso de ingresso, realizado em janeiro de 1922, disponibiliza os dados dos certames dos últimos cinquenta anos: começando pelo de número 138, com posse em 14 de janeiro de 1972, ao mais recente, o de número 188, cujos aprovados foram empossados em 4 de fevereiro de 2021, em inédita solenidade virtual. Os painéis permitem conhecer os participantes da Comissão de cada concurso com o respectivo número de inscritos, aprovados e empossados, os nomes dos magistrados, gênero, formação acadêmica e cargo atual ou o último exercido para os inativos. Esses dados podem ser combinados, permitindo inúmeras formas de pesquisa e estatísticas.  Posteriormente serão acrescentadas informações dos concursos mais antigos e dos ingressos por meio do quinto constitucional.
O TJSP convida integrantes do sistema de Justiça, acadêmicos e o público em geral para prestigiarem esse evento de celebração e respeito à história e tradições da Justiça paulista.

 

Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Justiça nega liminares sobre vacinação de pessoas com deficiência e frota de ônibus

Mãe, onde estiver receba o Nosso Abraço!