no ,

Posso aposentar e continuar trabalhando?

Confira orientação de advogado especialista em previdência

Mesmo que seja um momento da vida planejado e desejado, a aposentadoria não significa necessariamente o fim de uma vida de trabalho e atividades remuneradas. 

Para muitos aposentados, ter uma atividade após a aposentadoria pode ser uma forma de desenvolver algum hobby, atividade que sempre gostou de fazer e não tinha tempo quando trabalhava, e mesmo ganhar um complemento na sua renda mensal. 

A grande questão é o cuidado que o segurado deve ter, para que sua atividade não faça com que ele perca o seu benefício do INSS ou de outra forma de previdência por estar na ativa, tendo que ponderar o risco para não perder o benefício. 

Aposentados por tempo de serviço e idade

A Lei permite que aposentados por tempo de serviço ou idade trabalhem após aposentarem pelo INSS, não existindo conflito em assinar a carteira de trabalho, podendo também prestar concurso público.  

A exceção ocorre no caso de invalidez,  onde não se pode trabalhar com carteira assinada e nem mesmo de forma autônoma, uma vez que a pessoa passa a ser considerada inapta para realizar qualquer serviço, perdendo o benefício se o fizer. 

Importante ressaltar

O aposentado que trabalha deve continuar contribuindo mensalmente à Previdência, seja ele autônomo ou possuir carteira assinada. 

O aposentado que continuar trabalhando perde alguns benefícios em relação ao trabalhador comum:
auxílio-doença;
auxílio-acidente;
seguro-desemprego.

Para o advogado Janius Arêdes, o trabalho exercido pelo aposentado pode ser importante para ocupação do tempo e saúde mental:

“Em alguns casos a lei veda ao trabalhador que aposentou em continuar trabalhando, nos casos em que é permitido, continuar trabalhando fará bem para a mente, pois ela continuará ativa, evitará ficar estagnado e na rotina, além de proporcionar uma renda maior, portanto, para quem puder continuar trabalhando, considero essa hipótese interessante”

O ideal, para o aposentado que quer trabalhar formalmente ou ser autônomo, é importante consultar um especialista para analisar o caso para que não perca o benefício e possa ocupar seu tempo de maneira saudável e complementar sua renda.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Como lidar com assédio moral e abuso de poder no trabalho

Conheça os crimes que as universitárias cometeram ao debochar de colega por ter mais de 40 anos