no

Advogadas esclarecem dúvidas sobre pensão alimentícia

Muito presente na sociedade, o tema ainda é centro de muitas discussões

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2014 e 2019, a quantidade de processos ligados à pensão alimentícia praticamente dobrou no Brasil. De 2020 para 2021, o número seguiu em alta, com crescimento na casa dos 17%. Mas, afinal, por que o tema causa tantas disputas e dúvidas?

Para ajudar nessa questão, as especialistas em Direito das Famílias e sócias do escritório Lemos & Ghelman, Bianca Lemos e Débora Ghelman, trouxeram breves esclarecimentos para alguns pontos dentro do assunto, focando na etapa de definições das características da pensão e no caso de atraso do pagamento, um dos principais entraves que surgem durante a prática.

Pensão

Débora Ghelman aponta que não existe fórmula exata para a definição da pensão e que cada caso terá uma análise individual. “Basicamente, ela leva em conta a necessidade de quem precisa dela, a possibilidade de quem paga e a proporcionalidade entre os dois”. A especialista segue a explicação: “Normalmente, o juiz utiliza como base o salário do alimentante e há um entendimento dos tribunais de que o valor da pensão não deve ultrapassar 30% dos rendimentos da pessoa pagante. Porém, isso não é regra pois, dependendo das circunstâncias do caso, este valor pode ser ultrapassado”.

Ainda sobre a definição dos detalhes da pensão, as advogadas lembram que a guarda compartilhada “não isenta um dos genitores ao pagamento de pensão alimentícia”. “Ela não prevê necessariamente que a criança divida o seu lar na metade de seu tempo na casa de cada genitor. É possível que a criança tenha apenas um lar de base, e o que se divide são as responsabilidades e as decisões sobre a vida da criança. Mas, mesmo que a criança distribua seu tempo igualmente entre as casas dos genitores, haverá outros gastos passíveis de serem contabilizados na pensão”, completam.

Atraso no pagamento

Com a pensão em andamento, o atraso nos pagamentos talvez seja o maior causador das discussões. “Se você não recebe o devido valor da pensão alimentícia, é necessário que, por meio da ajuda de um advogado especializado em Direito de Família, entre-se com uma ação judicial para que o alimentante pague o que é devido. Se nada for feito, o indivíduo pode ser preso para que ele seja obrigado a regularizar a situação de inadimplência.”, explica Bianca Lemos.

“Mas, vale ressaltar que não caberia prisão civil ao inadimplemento de pensão alimentícia que seja voluntária ou indenizatória.”, finaliza.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Como a recuperação judicial pode salvar seu negócio em crise

A ATUAÇÃO DA PERÍCIA PSICOLÓGICA EM PROCESSOS JUDICIAIS