no ,

FACAMP lança seu primeiro curso de Mestrado em Direito

Últimos dias para inscrição no processo seletivo que oferece 30 vagas, sendo 20% com bolsa integral para candidatos que se enquadram nos critérios sócio-econômicos

A FACAMP, através do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), está com inscrições abertas para o primeiro processo seletivo do Mestrado Acadêmico em “Direito, Empresa e Sociedade Contemporânea”, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São oferecidas 30 vagas e as inscrições acontecem exclusivamente on-line, através do site da instituição, até o dia 30 de novembro.

 

Os candidatos interessados precisam ter concluído a graduação em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A FACAMP também oferece bolsa integral para 20% das vagas aos candidatos aprovados no processo seletivo e que se enquadram nos critérios sócio-econômicos descritos no edital.

 

A duração máxima do Mestrado Acadêmico é de 24 meses, divididos em 4 semestres letivos, que incluem encontros presenciais e atividades complementares, como a elaboração e defesa da dissertação de mestrado.

 

“O objetivo do Mestrado é ampliar de forma profunda o conhecimento mais atualizado do Direito Empresarial, uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo”, explica professor Fauzi Hassan Choukr, coordenador do programa. “Compreender as novas dimensões do tema é fundamental para que os profissionais da área respondam às demandas na governança empresarial, na formação de políticas públicas e na construção de um novo saber jurídico”, completa.

 

Segundo o diretor acadêmico da FACAMP, professor Rodrigo Sabbatini, há uma demanda crescente na área do Direito Empresarial e Econômico e nos temas que o envolve, como: compliance, leniência, defesa da concorrência e ESG. O professor destaca ainda que a demanda não se concentra apenas no público de juristas, mas também nos profissionais envolvidos com questões corporativas atuais.

 

“Os temas que abrangem essa área do Direito são cada vez mais decisivos nas estratégias de grandes empresas no Brasil e no mundo. Os advogados que têm pretensão de se tornarem sócios de grandes escritórios, juízes e promotores buscam cada vez mais a formação de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial”, completa..

 

Linhas de pesquisa

O programa está dividido em duas linhas de pesquisa: “Empresa e Sistemas Normativos” e “Empresa, Justiça e Sociedade”. No rol de disciplinas obrigatórias estão:

 

  • As Teorias da Justiça entre Direito, Empresas e Sociedade – 60 horas e 4 Créditos
  • Metodologia da Pesquisa no Direito – 60 horas e 4 Créditos
  • Relações entre Estado e Economia na Sociedade Contemporânea – 60 horas e 4 Créditos
  • O Pluralismo Jurídico e o Impacto sobre o Direito, as Empresas e a Sociedade Contemporânea – 60 horas e 4 Créditos

 

Processo seletivo

 

A seleção para o mestrado será realizada em três fases:

 

  • 1a Etapa: Inscrição + Apresentação do Pré-Projeto de Pesquisa (peso 40%)
  • 2a Etapa: Prova de Conhecimentos Específicos (peso 20%)
  • 3a Etapa: Entrevista (peso 40%)

 

Serviço

Mestrado Acadêmico – Direito, Empresa e Sociedade Contemporânea

Taxa de inscrição: R$ 150,00
Inscrições até: 30/11/2022 pelo site

Calendário:

Divulgação da lista de inscritas/os: 02/12/2022

Divulgação da lista dos temas de pesquisa em desenvolvimento de cada Docente

Permanente do PPGD: 30/09/2022

Prova de Conhecimentos: 07/12/2022

Divulgação de aprovadas para a segunda fase: 16/12/2022

Divulgação do resultado da análise dos pré-projetos enviados: 16/01/2023 a 20/01/2023

Divulgação da agenda das entrevistas: 23/01/2023

Realização das entrevistas: 25/01/2023 a 27/01/2023

Divulgação do Resultado Final: 30/01/2023

Matrícula: 31/01/2023 a 03/02/2023

Início das aulas: 10/02/2023

 

Sobre a FACAMP – Faculdades de Campinas

Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.

Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.

Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Financiamento de Litígios Judiciais por Terceiros, Ganha Mercado no Brasil

Advogado alerta sobre o perigo mascarado por trás dos aplicativos de avatares