no ,

Ibape/SP realiza primeiro curso no país sobre Direito Usual para Peritos de Engenharia e Arquitetura

Em formato híbrido, conteúdo inédito traz diferencial para atuação dos profissionais em atividades de perícia e avaliação de imóveis

São Paulo, julho de 2022 – O Ibape/SP, referência em avaliações e perícias de engenharia, traz em sua programação, a partir de agosto, o curso “Direito Usual para Peritos de Engenharia e Arquitetura”. Com um conteúdo inédito, é o primeiro do País elaborado exclusivamente para complementar a formação dos profissionais que atuam na área, promover diferencial de carreira e ampliar os conhecimentos sobre temas jurídicos aplicados nas atividades.

Em formato híbrido (presencial e online), o curso é voltado para engenheiros, arquitetos, agrônomos, iniciantes e os já atuantes na perícia – tanto judicial como extrajudicial -, estudantes a partir do quarto ano de graduação de engenharia, arquitetura e direito, além de advogados que não tenham familiaridade com direito imobiliário na construção, além de outros profissionais de nível superior que tenham interesse pela matéria.

“Este curso foi pensado para assegurar aos profissionais ligados à atividade de perícia e avaliação de bens, uma base para compreensão dos conflitos que enfrentam no dia a dia, especialmente para peritos, que são uma parte integrante da solução, seja nas esferas judicial ou extrajudicial, como um comitê de resolução de disputa, uma mediação, uma arbitragem ou uma avaliação neutra”, explica Francisco Maia Neto, engenheiro, advogado, idealizador e professor de um dos módulos do curso.

Os módulos serão aplicados por professores altamente qualificados e foram estruturados de forma independentes, mas complementares, para oferecer ao aluno a liberdade de escolha sobre a ordem do conteúdo, sendo que o primeiro será realizado nos dias 18 e 30/08.

“O tema central do curso foi subdividido em quatro módulos, que, juntos, formam pacote de conhecimentos necessários ao aluno que deseja obter uma ampla atualização na área. Contudo, aquele que optar por fazer alguns módulos, obterá uma ótima atualização técnica – nos respectivos temas, o que, com certeza, fará diferença na sua atuação como perito, entretanto, tendo em vista o notório conhecimento e currículos dos professores e, também, a importância dos temas dos 4 módulos, recomendo, a quem puder, fazer o curso completo, que para facilitar foi concedido desconto”, complementa Arq. Cirlene Mendes da Silva, diretora cultural do Ibape/SP, gestão 2022-2023.

No primeiro módulo “Introdução ao Estudo do Direito para Peritos”, apresentado pelos professores Dr. Marcos Minichillo de Araújo e Dr. José Carlos Baptista Puoli, os alunos aprenderão os conceitos e princípios básicos de Direito Civil, Processual Civil e Imobiliário.

O segundo, “Direito na Construção”, ministrado pelo Dr. Rubens Carmo Elias e Dra. Fernanda Lisboa, traz uma contribuição para melhor compreensão dos direitos e deveres decorrentes da execução de projetos imobiliários, por meio do sistema de incorporação imobiliária e parcelamento do solo, em suas diferentes formas.

Já no terceiro módulo “Direito de propriedade, Condominial, locações urbanas, Registral; Contratos Administrativos e Desapropriação”, com os professores Dr. Ivandro Ristum Trevelim, Dr. Jaques Bushatsky, Dra. Kelly Durazzo, Dra. Zildete M. R. Medeiros e Dr. Marcelo Manhães de Almeida, os alunos aprenderão quais são e como enfrentar os aspectos legais dos registros públicos, dos contratos com a administração, dos direitos inerentes à propriedade e as suas violações, das questões quase diárias que ocorrem nas locações de imóveis urbanos e nos condomínios edilícios, que exigem a atuação de peritos.

Por fim, no quarto módulo “Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos, produção das provas e processualística da perícia”, os professores Dr. Francisco Maia Neto, Dr. Ricardo Medina e Dr. Rodrigo Saddy Chade, ensinarão como lidar com a produção das provas e como entender a perícia no contexto do direito processual e na arbitragem e nos mecanismos de condução da mediação, arbitragem e DRB.

Sobre a importância da capacitação na rotina de trabalho, Neto acrescenta: “ao lidar com o conflito com base em um revestimento jurídico e na análise crítica, o profissional se sairá muito melhor ao enfrentar a solução no aspecto técnico”.

Inscrições e mais informações, incluindo a grade completa do curso estão disponíveis no site https://www.ibapespconecta.com.br/loja/.

Serviço

Curso Direito Usual para Peritos de Engenharia e Arquitetura

Datas e horários:

Módulo 1: 18 e 30 de agosto de 2022 – Das 18h às 21h – Carga horária 6 horas

Módulo 2: 20 e 27 de setembro de 2022 – Das 14h às 17h e das 18h às 21h – Carga horária 12 horas

Módulo 3: 04 e 13 de outubro de 2022 – Das 14h às 17h e das 18h às 21h – Carga horária 12 horas

Módulo 4: 03 e 17 de novembro de 2022 – Das 14h às 17h e das 18h às 21h- Carga horária 12 horas

Carga horária total (4 módulos): 42 horas

Formato: híbrido (presencial e on-line)

On-line: plataforma Ibape Conecta

Presencial: Rua Maria Paula 122 conj. 106 1º andar

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Empréstimo de bens pode parecer simples, mas não é

Cuidados a serem adotados pelas empresas em razão do aumento do Covid-19