no

Encontro nacional reúne conselheiros tutelares para debater a proteção de crianças e adolescentes

Mais de 300 profissionais participam do debate promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Evento segue até quarta-feira (30)

A programação da reunião prevê ainda atividades interativas com intercâmbio entre os conselheiros e mesas redondas (Foto: Divulgação)

O1º Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares teve início nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF), com a presença de cerca de 300 profissionais que atuam na pauta da criança e do adolescente. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o evento segue até esta quarta-feira (30), com transmissão ao vivo pelas redes sociais @mdhbrasil.

Os principais objetivos da iniciativa são o compartilhamento de experiências exitosas a fim de melhorar o atendimento de meninos e meninas em situação de violência e o debate sobre medidas de proteção e promoção de direitos. Entre os tópicos abordados estão a proteção integral da criança e do adolescente, o papel da prevenção, da proteção e do enfrentamento às violações no desenvolvimento infantil e o conselho tutelar e suas interações.

Segundo o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, a seleção dos participantes levou em consideração critérios objetivos. “Foram utilizados métodos transparentes de representatividade regional, levando em consideração dados do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). Nós temos aqui aproximadamente 300 conselheiros dos 30 mil que temos no Brasil, então é 1% de todos os profissionais, é um privilégio”, acrescentou.

Presente no encontro, a secretária executiva adjunta do MMFDH, Viviane Petinelli, apontou que o acompanhamento das famílias, principalmente no período de pandemia, é fundamental para identificar situações de violações de direitos. “A criança e o adolescente são o reflexo do seio familiar. Sabemos que, após dois anos de pandemia, a violência cresceu dentro dos lares. O desafio dos senhores só cresce”, disse.

A programação da reunião prevê ainda atividades interativas com intercâmbio entre os conselheiros, mesas redondas para que os profissionais possam apresentar suas demandas e conhecer as ações do Governo Federal.

Participação

O conselheiro tutelar Ricardo Augusto, de Uberlândia (MG) afirmou que o evento representa a valorização da categoria. “O Conselho Tutelar é um órgão muito importante no Brasil e que era muito pouco reconhecido até a chegada desse governo. Num encontro como esse, a gente percebe realidades muito distintas. Aqui a gente consegue ouvir um pouco das realidades, dos desafios e das questões exitosas de cada conselheiro”, destacou.

Para Viviane Dourado, conselheira tutelar do Cruzeiro — Região Administrativa do Distrito Federal —, o encontro é uma oportunidade única. “Isso aqui nos dá um lugar de fala e nos dá a oportunidade de trocar conhecimentos com nossos colegas. Com um evento como esse, a gente pode fortalecer um ao outro e entender que, se andarmos de mãos dadas, teremos melhores crianças no futuro”, lembrou.

O primeiro dia de encontro também contou com a presença de representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça e Segurança Pública.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Decisão do STJ deve acelerar busca por planejamento sucessório

STF Decide que Imposto de Renda não Incide sobre Pensão Alimentícia