no

Mudança na Prova de Vida do INSS afeta 36 milhões de brasileiros

O governo federal extinguiu a exigência de prova de vida presencial para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS. De acordo com o Instituto, cerca de 36 milhões de brasileiros se deslocam para fazer a prova de vida e, desse total, 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.

A partir de agora a obrigação de provar que o segurado está vivo é do próprio INSS e não mais do beneficiário. Uma portaria assinada na quarta-feira (02/02/2022) em uma cerimônia no Palácio do Planalto, permite ao governo usar outras bases de dados para confirmar que a pessoa está viva. 

Para a advogada previdenciária Marília Schmitz, a mudança impacta positivamente os beneficiários. ” São mudanças relevantes do ponto de vista da acessibilidade e do respeito ao idoso, pois facilita o exercício do direito do cidadão em cumprir com suas obrigações com maior comodidade, principalmente aqueles que encontram alguma dificuldade de locomoção”. 

A prova de vida é um procedimento padrão que serve para evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento do benefício. Alguns exemplos de dados do cidadão que podem ser coletados pelo INSS para servir como prova de vida são: 

● Emissão ou renovação do passaporte; 

● Emissão ou renovação da carteira de identidade ou a de motorista;

● Emissão ou renovação de documento de eleitor; 

● Transferência de veículo; 

● Aquisição ou renovação de empréstimo consignado.

O governo anunciou que pode usar também bases de informações dos governos estaduais e municipais, além de registros de vacinação e consultas no SUS (Sistema Único de Saúde). 

As mudanças passam a valer para os segurados que fizerem aniversário a partir da data de publicação da portaria.

 Segundo o que foi divulgado, quando não for possível a comprovação de vida, o beneficiário será notificado no mês anterior ao do seu aniversário sobre a necessidade de realização da prova, preferencialmente, pelo aplicativo Meu INSS. 

A previsão é de que a cada 10 meses o INSS faça o cruzamento das informações para confirmar a prova de vida.

O INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças e até essa data o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Comissão de Direitos Humanos da OAB SP recebe com pesar notícia da morte de Moïse Kabagambe, jovem refugiado congolês

Alongamento de dívida rural salva produtores afetados pela falta de chuvas