no ,

Sustentabilidade chega aos escritórios de advocacia

Aumento na demanda por consultoria ambiental pede que escritórios se atualizem sobre a pauta sustentável

(Foto extraída da Internet)

Com o crescimento do alcance do debate sobre sustentabilidade no mundo, as mais diversas áreas do mercado mundial têm tentado entender qual o seu papel ativo no processo de construção de um mundo cada vez mais sustentável. 

Esse processo não seria diferente no direito, uma vez que, cada vez mais, empresas buscam se aprofundar no âmbito sustentável, com a ajuda da consultoria de advogados especializados no assunto.

“A consultoria ambiental deve ser um trabalho preventivo realizado pelas empresas, uma vez que o processo de contenção de danos é mais custoso e prejudicial à corporações”, afirma Cristiana Nepomuceno, bióloga e advogada com especialização em direito ambiental. 

A sustentabilidade é o assunto do momento, mas não é um conceito novo

Embora profissionais e a grande mídia tenham olhado para pautas sustentáveis com mais atenção apenas agora, o conceito não é recente e surgiu em 1987, tendo sido criado na Comissão Brundtland (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU) e publicado no relatório “Nosso futuro comum”.

Dessa forma, pode-se concluir que embora os escritórios tenham profissionais que estão sempre se atualizando, ainda assim, se destacarão aqueles que possuem compromisso a longo prazo com o desenvolvimento sustentável e a aplicação de seus conceitos na vida cotidiana e, é claro, no meio profissional.  

Sobre a Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Sores

É graduada em Direito e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Pós-Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto- MG. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante/Espanha. Mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

Foi assessora jurídica da Administração Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, assessora jurídica da Secretaria de Minas e Energia- SEME do Estado de Minas Gerais, consultora jurídica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas- IGAM, assessora do TJMG e professora de Direito Administrativo da Universidade de Itaúna/MG. Atualmente é presidente da Comissão de Direito de Energia da OAB/MG.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Trabalhador com deficiência pode ser considerado dependente para dedução do IR

Suspensão de contrato de trabalho, férias coletivas e férias antecipadas podem ser usadas para gestantes em teletrabalho?