no , ,

IAB apoia pedido da OAB para investigação de responsabilidades no combate à pandemia

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifestou apoio irrestrito, na sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (10/3), às medidas aprovadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com o objetivo de promover a responsabilização por ações e omissões cometidas por autoridades no combate à Covid-19. Na sessão ordinária, conduzida pelo 2º vice-presidente, Sydney Sanches, o IAB aprovou a proposta do CFOAB de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação sobre as responsabilidades, administrativa e criminal, do presidente da República, do ministro da Saúde e de toda e qualquer autoridade pública em relação à contenção da pandemia.   

“O despreparo e o descontrole das autoridades e agentes públicos responsáveis em combater a pandemia, ademais das condutas inapropriadas que levam ao agravamento da crise na saúde e na economia do País, resultam em evidente menosprezo à vida da população brasileira”, afirma a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, no ofício encaminhado ao presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, após a sessão ordinária virtual, transmitida pelo canal TVIAB no YouTube. No documento, em que o IAB manifesta apoio às medidas da Ordem, a advogada também diz que “com 11 milhões de pessoas infectadas e 270 mil mortos em decorrência da doença, é preciso dar um basta a tamanho desgoverno”.   

Rita Cortez e Sydney Sanches participaram da reunião do Conselho Pleno da OAB, realizada na terça-feira (9/3), na qual foi aprovado o ajuizamento de uma ação no STF para obrigar a União a comprar vacinas contra a Covid-19, como também a criação de um observatório para acompanhar o processo de vacinação no País. Sydney Sanches relatou aos consócios do IAB que “há um clamor muito grande da sociedade civil em relação às ações que a Ordem pode adotar para intensificar o combate à pandemia, especialmente na luta para garantir a vacinação em massa da população brasileira”. 

No ofício, a presidente informou também que o plenário do IAB se posicionou favoravelmente a duas medidas ainda não aprovadas pelo CFOAB. Uma delas é referente à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, para apuração das responsabilidades. Em relação a esta medida, a votação na Ordem foi interrompida antes da sua conclusão e será retomada na próxima reunião do Conselho Pleno, no dia 17 de abril.   

A outra medida diz respeito à discussão sobre o impedimento e afastamento do presidente da República. A ideia foi, inicialmente, afastada pelos conselheiros federais, que ficaram de voltar a analisá-la em outro momento. De qualquer forma, Rita Cortez anexou ao ofício enviado a Felipe Santa Cruz cópia do parecer jurídico do IAB, aprovado na sessão plenária realizada no dia 10 de junho de 2020, que apresentou fundamentos que sustentam a abertura do processo de impeachment.   

Clique aqui e acesse a íntegra do ofício enviado ao presidente do CFOAB. 

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Entenda como vacinação contra a COVID-19 impacta a relação de trabalho

Programa Nosso Direito em Ação entrevista hoje(12) às 20h Kelly Cristina Nogueira dos Santos