no

Tribunal de Justiça empossa 83 novos juízes

Pela primeira vez, cerimônia foi virtual.

(Foto extraída da Internet)

O concurso de ingresso no Tribunal de Justiça de São Paulo é uma das seleções mais concorridas e rigorosas da qual alguém pode participar. Para os aprovados no 188º Concurso de Ingresso na Magistratura, no entanto, mesmo superadas as intermináveis horas de estudo, o nervosismo das provas orais e a ansiedade de esperar uma resposta a seus sonhos e objetivos, assomou-se uma enorme pedra no caminho: a Covid-19. Inicialmente prevista para ocorrer em abril de 2020, a posse foi adiada devido à pandemia. Por isso, o júbilo tomou conta da solenidade virtual promovida, hoje (4), para empossar os 83 mais novos juízes da Corte. Magistrados experientes, servidores do Judiciário, familiares e amigos celebraram não só a conquista pessoal dos empossados, mas a ação do Tribunal que, mesmo diante de dificuldades, segue em frente para que não haja interrupção da prestação jurisdicional à população paulista.
O presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, após um minuto de silêncio em homenagem a todos que nos deixaram no último ano, abriu uma solenidade com dinâmica inédita nos 147 anos de existência da Corte: cada juiz ligou sua câmera e fez o juramento de posse de forma virtual. Tradicionalmente realizada no Palácio da Justiça, a sessão solene, desta vez, não pode ser presencial. Visto por ângulo condizente com os tempos atuais, a tecnologia permitiu que 1,8 mil pessoas acompanhassem, ao vivo, a transmissão pelo YouTube, público esse que não caberia no Salão dos Passos Perdidos.
A Comissão Organizadora do 188º Concurso de Ingresso na Magistratura foi composta pelos desembargadores Ricardo Santos Feitosa (presidente), Nestor Duarte, Antonio Carlos Villen, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, e pelo advogado Flávio Luiz Yarshell, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Também integraram a comissão os suplentes, desembargadores Christine Santini, Antonio Benedito do Nascimento, Luciana Almeida Prado Bresciani, Maria Laura de Assis Moura Tavares, Newton de Oliveira Neves, Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, e o representante da advocacia, Fernando Campos Scaff.
Em nome dos novos juízes, discursou a juíza Gisela Aguiar Wanderley, primeira colocada no certame. “Apesar de não estarmos perto, continuamos juntos, para vivenciar este dia pelo qual há tanto ansiamos”, afirmou. “Hoje, enfim, o exercício da Magistratura no Estado de São Paulo deixa de ser meta, deixa de ser sonho, e passa a ser a nossa razão, o nosso propósito”, assegurou. “Para nós, o dia de hoje não é um simples recomeço, mas, sobretudo, um dia de confirmação. Um dia de renovação da nossa esperança no Estado de Direito e de reforço da nossa dedicação a esse ofício que concretiza nosso propósito.”
Flávio Luiz Yarshell agradeceu, em nome da Advocacia, o trabalho desempenhado pelos integrantes da comissão e, com base na experiência haurida em décadas de advocacia e docência, aconselhou os novos juízes. “Ninguém duvida das enormes dificuldades que enfrentaram e superaram para chegar até aqui. Que esse processo tenha sido uma fonte de aprendizado e que a recompensa – proporcional ao nível de esforço que fizeram – os estimule indefinidamente a retribuir à sociedade o que a vida lhes proporcionou.”
O presidente da banca examinadora, desembargador Ricardo Feitosa, discursou em nome da comissão. “Não tenho dúvidas de que estão preparados moral e intelectualmente para o desempenho das relevantes tarefas que, a partir desse momento, a ordem jurídica lhes confere”, garantiu. O magistrado agradeceu aos colegas de banca e à equipe de servidores do TJSP, compartilhou os ensinamentos de mestres que o auxiliaram em 42 anos de carreira e saudou os novos colegas. “Os senhores são o futuro da Magistratura de São Paulo. Que ele venha radiante, cheio de esperança em dias melhores, com cada um como fiador atento da aplicação da Constituição Federal.”}
Ao encerrar a solenidade, o presidente Pinheiro Franco retomou a palavra para acolher e orientar os mais novos integrantes da Corte bandeirante. “Dediquem-se à Magistratura com entusiasmo, porque ela representará a própria vida de cada um dos senhores. Sejam fiéis ao Direito. Vejam nele a razão e a forma de contribuir para o engrandecimento da Pátria e o bem-estar do cidadão”, exortou. O presidente também destacou a importância de agirem com “absoluta independência em prol do cidadão que bate às portas da Justiça, tendo em mente que não há outra sede para sua súplica”. Por fim, afirmou: “o Poder Judiciário de São Paulo, com a chegada de Vossas Excelências, recebe o alento de fecundo rejuvenescimento, imprescindível à renovação do Direito, que, em suas mãos, haverá de instrumentalizar e veicular as aspirações de um mundo melhor”.

 

  188º Concurso – O edital de abertura do concurso foi disponibilizado em setembro de 2018 e teve 23.122 candidatos inscritos. Na primeira etapa do certame, composta pela prova objetiva, 1.394 foram aprovados e habilitados para a segunda fase, de provas escritas (discursiva e prática de sentença). A terceira fase abrangeu sindicância de vida pregressa, investigação social do candidato e avaliações física, mental e psicológica. A triagem seguiu com 118 convocados para a quarta fase, com a realização da prova oral, que avaliou o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Por fim, os 86 aprovados foram submetidos à avaliação dos títulos para definição do quadro classificatório. Houve três desistências. Foram empossados hoje:

 

  Gisela Aguiar WanderleyMarília Vizzotto 

Juliana Maria Maccari Pauferro

Guilherme Faggion Sponholz

Ceres de Oliveira Danckwardt

Mariane Cristina Maske de Faria Cabral 

Guilherme Souza Lima Azevedo 

Alexandre Moron de Almeida

Gabriel Alves Bueno Pereira 

Tales Novaes Francis Dicler 

Gabriel Araújo Gonzalez

Guilherme Pinho Ribeiro

Marcela Machado Martiniano 

Claudia de Abreu Monteiro de Castro 

Hallana Duarte Miranda 

Silas Dias de Oliveira Filho 

Fernando de Lima Luiz 

Bruno Gonçalves Mauro Terra 

Marina Dubois Fava 

Camila Rodrigues Pinheiro Nunes 

Gabriel Albieri 

Carolina Dionisio 

Breno Cola Altoé 

Daiane Valiati Ballottin 

Bruno Igor Rodrigues Sakaue 

Bruna Araujo Capelin 

Raphael Silva e Castro

Mariana Medeiros Lenz 

Rafael Morita Kayo 

Raphaello Alonso Gomes Cavalcanti 

Rafael Campedelli Andrade 

Marcelo Henrique Mariano 

João Gabriel Cemin Marques

Renata Esser de Souza 

Luigi Monteiro Sestari 

Daniel Leite Seiffert Simões 

Felipe Cavasso 

Jonas Ferreira Angelo de Deus 

Renan Augusto Jacó Mota 

Lucas Dadalto Sahao 

Guilherme Martins Damini 

Clara Lacerda de Almeida Barros 

Rebeca Uematsu Teixeira 

Luan Casagrande 

Rodrigo Jae Hwa An 

Chaiane Maria Bublitz 

Alyne Sousa da Silva 

Carlos Guilherme Roma Feliciano 

Juliana Francini dos Reis Costa 

Pablo Rodrigo Palaro de Camargo 

Daniel Lucio da Silva Porto 

Moema Moreira Ponce Lacerda 

Luísa Tostes Escocard de Oliveira

Juliano Santos de Lima 

Mário Henrique Gebran Schirmer 

Isabella Carolina Miranda Rodrigues 

Henrique Ramos Sorgi Macedo 

Lucas Garbocci da Motta 

Lucas Silva Barretto 

Luciano Persiano de Castro 

Daniel Diego Carrijo 

Lucas Semaan Campos Ezequiel 

Fabrício Augusto Dias 

Marcos Vinicius Krause Bierhalz 

Bruna Mendes Ferreira 

Caio Taffarel Teixeira 

Danielle Caldas Nery Soares 

Elisa Leonesi Maluf 

Felipe Feliz da Silveira 

Marcos Hideaki Sato 

Anna Sylvia Rodrigues e Silva 

Wendel Alves Branco 

João Luis Monteiro Piassi 

Bruno Santos Vilela 

Guilherme Lopes Alves Pereira 

Guilherme Rocha Oliva 

Camilli Queiroz da Silva Gonçalves 

Aline Amaral da Silva 

Flávia Snaider Ribeiro 

Lucas Ricardo Guimarães 

Diana Cristina Silva Spessotto 

Isabel Begalli Rodriguez

Luís Henrique Siqueira Silva

 

Também participaram da cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; os presidentes de Seção, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (Criminal), Paulo Magalhães da Costa Coelho (Direito Público) e Dimas Rubens Fonseca (Direito Privado); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Maria Lia Pinto Porto Corona; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juíza Renata Gil de Alcantara Videira; o vice-presidente da AMB, juiz Fernando Figueiredo Bartoletti; a presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; desembargadores, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e familiares dos empossados.

Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

STJ terá expediente normal no dia 17 de fevereiro; prazos processuais ficam suspensos apenas nos dias do feriado de Carnaval

Saiba como padrões sociais ruins se esbarram nas relações de trabalho