no ,

Campanha Janeiro Branco

Movimento estimula reflexão sobre saúde mental.

Campanhas que atribuem cores aos meses para a defesa de uma causa procuram alertar a população sobre  temas  de  relevância,  em  geral  na  área  da  saúde,  promovendo  grande engajamento,  especialmente nas redes sociais. O primeiro mês do ano trabalha o movimento Janeiro Branco,  que  busca  estimular  a  reflexão  sobre saúde mental, colocando o assunto em evidência.

    Segundo dados da Organização Mundial  da  Saúde,  cerca  de  12  milhões  de  brasileiros  sofrem  de  depressão,  colocando  o  país em  segundo  lugar  no  ranking  americano  (atrás  apenas  dos  Estados  Unidos).  O  relatório  também  aponta  que  são  quase  20  milhões  de  brasileiros  com  transtornos  de  ansiedade,  incluindo  transtorno  obsessivo-compulsivo,  problemas  de fobia,  estresse  pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.

    O Tribunal de Justiça São Paulo mais uma vez apoia a campanha e, ao longo do mês, estão sendo divulgados e-mails para o público interno,  com  dicas  de  cuidados  de  saúde  emocional  e  mental,  bem como postagens nas páginas oficiais da Corte no Instagram, Facebook  e  Twitter.  O  conteúdo  é  elaborado  pela  Secretaria  de  Gestão  de  Pessoas  do  TJSP,  por  meio  de  sua  Diretoria  de  Licenças  Médicas,  Perícias  Médicas,  Reinserção  de  Servidores  e  de Assistência e Promoção de Saúde.

Confira algumas orientações:

 

    PARE

    Reserve um tempo para si – dê uma pausa, respire, alimente a mente com atividades leves

 

    EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO

    Saúde física e mental andam juntas – alimentação saudável e exercícios físicos fazem bem a ambas

     

    SONO

    A  insônia  e  o  excesso  de  sono  podem  estar  relacionados  a  transtornos  mentais. O recomendado é de 7 a 9 horas de sono por noite.

 

    ISOLAMENTO

    Ficar trancado no quarto  e  não  querer  interagir  com  amigos  e  parentes  pode  indicar  que  o  indivíduo  tem  algo  a  esconder  ou  um  sentimento  de  incapacidade  de  ter  vida  social.  Lembre-se: mesmo com  o  isolamento  social imposto pela pandemia, é possível manter os relacionamentos!

 

    AJUDA PSICOLÓGICA

    Procure ajuda profissional se sentir piora  de  sintomas  como  ansiedade  e estresse

 

    Atendimento a servidores e magistrados

    Durante o período de isolamento social, o Serviço Psicossocial Clínico da Capital e suas unidades do Interior estão atendendo aos funcionários em sistema remoto, por meio da plataforma Teams. Para solicitar atendimento, o próprio funcionário deve encaminhar e-mail para a unidade mais próxima e informar seus dados: nome completo, matrícula, e-mail  institucional,  idade,  endereço e telefone para contato.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 20/1/21.

Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

STJ vai fixar tese sobre uso de condenações passadas no cálculo da pena

Programa Nosso Direito em Ação estará ao Vivo entrevistando Rodrigo Damásio hoje (21) às 20h