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Um olho no cliente, outro no networking

Se tem uma lição que o ano de 2020, um ano difícil em inúmeros aspectos, nos ensinou, foi a valorizar quem está do nosso lado. Clientes e empresas que seguiram como parceiros, mesmo em meio à crise, fortaleceram seus laços para futuros trabalhos em conjunto. Segundo Marcelo Arone, criador da OPTME, mais de 12 anos de experiência em recolocação profissional de cargos de liderança, essas conexões ainda abriam caminho para novos horizontes do mercado: “quem nunca recebeu uma indicação de um bom cliente?”, lembra ele.

Por isso, em 2021, a frase de ordem é “um olho no cliente e outro no networking”. Ou seja, não dá para deixar de fazer contatos, de conquistar novas pessoas, novos prospects. “Mas se não valorizar a prata da casa, certamente, você irá perder aliados. E não estamos em um momento de perder ou afrouxar alianças”, explica Arone.

Marcelo enfatiza: “quem já está com você e acaba construindo um relacionamento próximo, mesmo na crise, pode sofrer com você, mas volta com você, também, na retomada”. O atendimento ao cliente, hoje é a maior venda: “a venda convencional funciona para commodities, mas para soluções mais sofisticadas, produtos mais técnicos, uma indústria mais peculiar, o atendimento é a melhor forma de retenção. Quando um prospect sabe de você por um cliente bem atendido, o mercado se abre”, enfatiza o especialista.

Em 2021, o conselho de Marcelo Arone é: “faça um diagnóstico da sua carteira, entenda quem são os clientes dos quais você precisa se aproximar, para os quais você precisa ser mais agressivo na opção comercial e mais proativo. Depois, crie uma estratégia para reter clientes. Mantenha o olho dentro, pois é esse dever de casa que vai proporcionar que você siga crescendo”.

“Em um mundo empresarial que se tornou muito tecnológico, com reuniões e trabalhos online, mais frios, quando o cliente sente que tem uma atenção que vai além da venda, quando ele se sente aquecido, certamente vai continuar trabalhando com você”, finaliza Arone.

Marcelo Arone é Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. Formado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Coach Profissional já atuou na área de comunicação de empresas.

Escrito por nossodireito

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