no ,

Palestra traça retrospectiva das medidas adotadas pelo TJSP contra a pandemia

Médica Daniele Kalil apresentou ações da Corte durante 2020.

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveram, dia (14), o evento on-line “A história da pandemia contada pela equipe do TJSP”. A palestrante foi a médica judiciária do TJSP e diretora da SGP 5, Daniele Perroni Kalil. Ela é graduada em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, pós-graduada em Medicina do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo e em Perícias Médicas pela UFPR. Cerca de 500 pessoas acompanharam a live.
    A primeira medida da Corte paulista em relação à pandemia foi tomada em março: a “Operação Regresso”, segundo a qual era determinada licença compulsória de 14 dias a magistrados e servidores em retorno de locais endêmicos. “Em seguida, foram fechados fóruns e cartórios de contato com servidores que tinham suspeita de contaminação pela Covid-19”, relatou a médica. Assim, que foi informada a transmissão comunitária na cidade de São Paulo (estágio em que já não se sabe de onde vem o contágio), a Presidência imediatamente solicitou contato com o então coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado, o infectologista David Uip. “Isto foi essencial para que o TJSP entrasse 100% em trabalho remoto. Ele explicou que esta medida impediria que a curva de contágio atingisse o pico muito rapidamente”, contou.
    Após a adaptação bem sucedida ao teletrabalho, a Corte paulista começou a se preparar para o retorno às atividades presenciais em julho, com a compra de anteparos de acrílico, álcool gel, face shield para assistentes sociais e psicólogos e material de proteção para a equipe de saúde. “A maioria dos órgãos não tinha diretriz específica, então fizemos pesquisas junto à Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Sociedade Brasileira de Infectologia”, disse Daniele. A pesquisa deu origem à Nota Técnica nº 4, editada em conjunto pela SGP e pela Secretaria de Administração e Abastecimento (SAAB). O documento trata dos protocolos para os casos de eventuais ocorrências de pessoas com suspeita e/ou infectadas por Covid-19, nos ambientes do TJSP, e reforça as medidas sanitárias básicas de prevenção da doença: uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social de, no mínimo, 1,50m. “Colhemos as orientações dos principais órgãos e as aplicamos, o que garantiu o sucesso.”
    A médica informou que a Corte paulista apresenta curva decrescente, estando na contramão do Estado. Foram 750 casos em agosto, confirmados e presumidos. Em setembro, 550 casos; outubro, 400; e novembro, 330. “Independente de tempo de afastamento prescrito por atestados, o isolamento social por 14 dias e afastamento de contatos próximos no ambiente de trabalho foi essencial para o nosso sucesso.”
    Daniele Kalil comentou sobre o calendário vacinal divulgado pelo Governo do Estado, com início em 25 de janeiro de 2021, priorizando profissionais da saúde e idosos. “Mas estamos longe da imunidade de rebanho. Isso demoraria pelo menos um ano. É necessária a ampla divulgação das medidas sanitárias, que vamos adotar durante todo o ano de 2021.”

Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Vídeos removidos do YouTube sem autorização judicial devem ser reinseridos, decide TJSP

Lançamento do Livro Práticas Sistêmicas na Solução de Conflitos