no , ,

CIJ promove webinar “Acolhimento Familiar – desafios e possibilidades”

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Escola Judiciária dos Servidores (Ejus), realizou ontem (9) a palestra online “Acolhimento Familiar – desafios e possibilidades”. O webinar foi ministrado pela psicóloga Lara Naddeo, mestre em Intervenção Psicossocial pela Universidade de Barcelona; e por Sara Maria Soares, assistente social e coordenadora do Serviço de Famílias Acolhedoras do Instituto Fazendo História. Mais de 500 pessoas assistiram ao evento, entre magistrados e servidores, via plataforma Teams. 
O coordenador da CIJ, desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, e os membros da Coordenadoria, desembargador Antonio Carlos Malheiros e juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, oficiaram a abertura da conferência com a apresentação das palestrantes e boas-vindas ao público. 
Lara Naddeo explanou que o objetivo do serviço é organizar o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, bem como também é responsável por selecionar, capacitar e acompanhar as famílias acolhedoras, os jovens e suas famílias de origem. 
“O acolhimento familiar trabalha na efetivação de vínculos afetivos saudáveis, no cuidado individualizado, nas transições graduais e cuidadosas, no acolhimento reparador. Além destes elementos, a convivência familiar e comunitária, a autonomia progressiva, a participação ativa e o envolvimento da sociedade civil são pontos considerados pelo serviço de acolhimento familiar”, completou Lara Naddeo. 
A assistente social Sara Maria Moraes apresentou o trabalho do Instituto Fazendo História, que atua no serviço de acolhimento familiar desde 2015 e já atendeu 62 crianças e conta 37 famílias acolhedoras e cadastradas. O instituto oferece acolhimento familiar a bebês e crianças de até 6 anos em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, afastadas da família de origem ou extensa, como medida de proteção, excepcional e provisória. A família acolhedora tem a guarda provisória da criança até que ela retorne à família de origem ou seja adotada.
Fonte: TJ/SP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Ministro Marco Aurélio do STF concede soltura ao traficante André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Ministro Gilmar Mendes remete ação penal de Alexandre Baldy à Justiça Eleitoral de Goiás