no , ,

Juíza lança livro para formação de instrutores em negociação, mediação e conciliação

Obra está disponível gratuitamente na internet.

Com o objetivo de contribuir com formação de facilitadores no âmbito judicial, extrajudicial e também nas câmaras que utilizam os métodos consensuais de solução de conflitos no judiciário, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, por meio da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos (Enapres) e do Departamento de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça (DPJUS), o livro “Curso de Formação de Instrutores: Negociação, mediação e conciliação”, de autoria da juíza do TJSP Valeria Ferioli Lagrasta. A obra está disponível gratuitamente na internet.
A introdução é do desembargador Kazuo Watanabe. O livro apresenta o contexto histórico e jurídico e a estruturação dos métodos consensuais de solução de conflitos como política pública de acesso à justiça. A segunda parte da obra aborda a prática do ensino na área e, por último, anexo ao manual, o leitor tem acesso a material de apoio direcionado à aplicação do aprendizado em cursos de formação de terceiros facilitadores. 
“A capacitação dos terceiros facilitadores (conciliadores, mediadores, negociadores, etc) é fundamental para a eficácia dos métodos consensuais de solução de conflitos, pois, quando as partes optam por um método de solução de conflito, diferente do judicial, devem ser atendidas em suas expectativas e necessidades, sendo imprescindível, para tanto, que ele seja conduzido com seriedade e de forma correta”, considera Valeria Lagrasta na apresentação. “Como a diversidade, no ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos, deve ser incentivada, contamos, na forma de capacitação que se apresenta, com as experiências de entidades públicas e privadas, voltadas à conciliação e a mediação, afastando a imposição de método único; a fim de que possamos, em última análise, contribuir para o desenvolvimento desses métodos no Brasil, permitindo o surgimento do ‘modelo brasileiro’”, explica a juíza.
Fonte: TJSP

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

STJ institui Ouvidoria das Mulheres, canal de comunicação para as servidoras do tribunal

STF julga inconstitucional a taxa de incêndio em Minas Gerais