no ,

Lawtechs ganham força no novo “normal”; veja aplicações e importância

Empresas que desenvolvem tecnologias para área jurídica tornam-se aliadas dos advogados em um cenário que precisa reduzir custos e processos burocráticos para funcionar

O uso de novas tecnologias para ajudar o trabalho do advogado estava ganhando espaço antes da pandemia e deve se intensificar com a aumento do home office e digitalização da rotina por conta do isolamento. Com a necessidade urgente de usar ferramentas tecnológicas durante a quarentena para o trabalho, como teleconferências, tudo indica que o tradicional mundo do direito irá apostar ainda mais nos recursos criados pelas lawtechs e legaltechs. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o número de empresas do segmento cresceu cerca de 300% desde 2017 e já conta com mais de 150 startups do setor. 

Aplicações 

Lawtechs são empresas que criam soluções tecnológicas para questões do mundo jurídico. São usadas principalmente para agilizar a parte burocrática do trabalho, acelerando e melhorando muitos segmentos do direito, como análises de petições e cálculos. Um trabalho que levaria horas por uma pessoa pode ser feito em segundos pelo sistema. As aplicações são muitas, desde processamento de dados, estatísticas, cálculos, automatização de processos, consultas, entre outros.

Casos Reais

É o caso da Previdenciarista (https://previdenciarista.com/) – plataforma de conteúdo que auxilia a rotina do advogado previdenciário. “Nossa ferramenta ajuda a montar um processo de forma mais rápida, a fazer cálculos previdenciários e a consultar petições com mais eficiência. Reduzimos a parte burocrática para que o advogado possa se dedicar às questões estratégicas”, explica Renan Oliveira, cofundador da plataforma. A empresa fundada em 2013 tem mais de 9 mil clientes.

Redução de custos 

Além de mais de 2 mil modelos de petições de casos reais, que servem como base para os advogados previdenciários, a plataforma disponibiliza uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes – em minutos. “A palavra do momento é redução, de custos, de burocracias, para que o advogado possa levar seu escritório para qualquer lugar. As lawtechs serão as protagonistas neste processo”, explica Renan.

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Lei Geral de Proteção de Dados: uma oportunidade de negócio para as empresas

M133 promove Lives de destaque na Internet